Os olhos dos cães e os olhos humanos são bastante semelhantes em termos de anatomia e função, mas os cães têm alguns benefícios que lhes permitem ver melhor à noite. Os cães podem navegar no escuro com muito mais habilidade do que os humanos, embora frequentemente nos esforcemos no escuro para acender uma lâmpada.
Aqui está um rápido resumo da composição anatômica do olho canino, juntamente com algumas explicações de como os olhos de um cachorro finalmente conseguem enxergar melhor à noite.
Os cães enxergam bem à noite?
Na verdade, os cães têm algum grau de visão noturna, embora não tanto quanto os humanos com óculos de visão noturna. Ainda há muito a aprender sobre como um cão “vê” e processa o ambiente, portanto são necessárias mais pesquisas.
Os cães enxergam melhor à noite do que as pessoas?
Os olhos dos cães compartilham muitas características com os olhos humanos em termos de estrutura. Por estarem mais baixos, eles apresentam certas desvantagens ópticas, incluindo menos cores vistas, menos percepção de profundidade, acuidade visual reduzida para discernir detalhes mais sutis e perspectiva visual reduzida.
Os cães, por outro lado, apresentam algumas variações anatômicas que melhoram sua capacidade de enxergar no escuro e os ajudam a caçar e sobreviver à noite.
Anatomia dos Olhos de Cachorro
A córnea externa, a íris média, a pupila, o cristalino e a retina interna constituem o olho de um cão.
A córnea funciona como uma barreira transparente que direciona a luz através da pupila, que é controlada pela cor da íris, para o cristalino, que torna a imagem ainda mais nítida e concentrada, e finalmente para a retina. A luz é transformada em sinais elétricos na retina e transmitida através do nervo óptico ao córtex visual do cérebro.
Bastonetes e cones são tipos específicos de células fotorreceptoras encontradas na retina. Um cachorro (ou você e eu) pode traduzir a luz em sinais nervosos que são responsáveis pela visão, graças aos bastonetes e cones.
Os cones funcionam melhor com luz forte, tendo maior sensibilidade para detecção de cores, bem como nitidez e clareza geral, enquanto os bastonetes funcionam melhor com pouca luz e auxiliam na detecção de movimentos e formas.
Benefícios da visão noturna para cães
Quando se trata de enxergar no escuro, os cães têm naturalmente algumas vantagens sobre os humanos. Essas vantagens incluem:
- O tecido refletor localizado abaixo da retina é conhecido como tapetum lucidum. A maioria dos mamíferos tem isso, e dá aos olhos o brilho que têm nas fotos ou à noite. Os cães são capazes de usar menos luz porque a utilizam com mais eficiência, pois ela atua como um espelho para refletir a luz na retina.
- Retina dominada por bastonetes: As retinas da maioria dos mamíferos domésticos, incluindo cães, são dominadas por bastonetes, o que significa que a maioria de suas células fotorreceptoras estão adaptadas para perceber a noite em vez do dia. Além disso, a detecção de movimento e forma foi aprimorada. Dada a maior proporção de células processadoras de bastonetes em suas retinas, os lobos provavelmente têm uma visão noturna ainda melhor.
- pupilas maiores: Em comparação com os humanos, as pupilas dos cães são substancialmente maiores. Para regular a quantidade de luz que entra no olho, a pupila se expande e contrai. Mais luz entra no olho e, portanto, uma maior capacidade de ver corresponde a pupilas maiores.
Além dos benefícios físicos, os cães são significativamente melhores na detecção de movimentos do que os humanos, especialmente em distâncias mais longas e em condições de pouca luz. De acordo com uma pesquisa com cães policiais, os cães mais perspicazes foram capazes de identificar um objeto em movimento a até 900 metros de distância. Eles só conseguiram detectar o mesmo objeto a uma distância de 585 metros ou menos quando estava imóvel.
Isso ajudaria a explicar por que os cães preferem brincar de pega-pega em vez de esconde-esconde!
As luzes noturnas são necessárias para cães?
Lembre-se de que, apesar desses benefícios, os cães ainda precisam de luz para enxergar, pois a luz ativa as células fotorreceptoras dos olhos. Eles não serão capazes de enxergar, mas ainda poderão navegar na escuridão total com mais eficiência do que os humanos, graças aos seus outros sentidos. Mesmo que a escuridão total seja incomum, ainda é benéfico acender uma luz noturna para melhorar a visão noturna do seu cão.
Os cães enxergam melhor à noite do que os gatos?
Comparados aos cães, os gatos têm visão noturna superior devido ao seu sentido noturno avançado. Seu tapetum lucidum reflete uma quantidade notavelmente maior de luz e eles têm uma sensibilidade à luz substancialmente maior. Além disso, as pupilas com fenda vertical dos gatos permitem a entrada de mais luz, ao mesmo tempo que protegem a retina da luz intensa.
Os cães podem ver coisas que brilham no escuro?
Os cães são provavelmente capazes de perceber brinquedos e objetos que brilham no escuro, embora dependendo do comprimento de onda, a fosforescência possa aparecer como uma cor ou tom diferente.