Cachorro pode comer tomate

Os cães têm restrições alimentares ao tomate? Os cães podem realmente comer tomates, até mesmo tomates cereja, é a resposta sucinta. Dito isto, antes de alimentá-los ao seu cão, existem algumas exclusões significativas e coisas que você deve saber.

É fundamental lembrar que o tomate pertence à família das beladonas e que alguns de seus componentes são altamente perigosos. Embora seja incomum, ocorre intoxicação alimentar em cães devido ao consumo excessivo de tomate. Principalmente quando os caninos se infiltram nos jardins com tomates imaturos, o que representa um risco maior.

Os cães podem consumir com segurança tomates maduros e sem adornos, desprovidos de caules e folhas. É sempre aconselhável conversar com seu veterinário antes de dar comida humana ao seu cão.

Os tomates são ruins para os cães?

Rico em nutrientes, o tomate é benéfico para os cães quando consumido com moderação. Possuem muita fibra, que auxilia na digestão, e poucas calorias.

Os tomates são ricos em beta-caroteno, que pode melhorar a função cognitiva, vitamina A, que auxilia na visão, e vitamina C, que é benéfica para a saúde da pele. O licopeno também pode diminuir o risco de doenças cardíacas e manter ossos saudáveis.

Eles também contêm elementos que sustentam músculos e pressão arterial saudáveis, como potássio e ácido fólico.

Quando os tomates são ruins para os cães?

A solanina é uma toxina que está presente tanto nos tomates não amadurecidos quanto nas partes verdes dos tomates, como os caules e as vinhas. Eles normalmente incluem vestígios de solanina que são seguros para consumo por cães. No entanto, podem tornar-se problemáticos se consumidos em grandes quantidades.

Os pais de cães com jardins de tomate devem se preocupar com isso. Mantenha seu cachorro longe de seu jardim de tomates, se você tiver um.

dor de estômago é o sintoma mais típico de envenenamento por tomate em cães. Os cães também podem apresentar outros sintomas como cansaço, desorientação, vômitos, diarréia e batimentos cardíacos irregulares. Consulte um veterinário se seu cão apresentar algum sintoma de envenenamento por tomate.

Produtos à base de tomate, como molhos, sopas e sucos, podem não ser bons para cães, especialmente porque frequentemente incluem ingredientes não saudáveis, como açúcar, sal e sabores artificiais. É melhor evitar dar esses produtos ao seu cão.

Para ter certeza do que está em seus produtos de tomate, você mesmo pode criá-los. Embora uma pequena quantidade dessas coisas não deva machucar muito o seu cão, não faz sentido colocar a saúde dele em perigo.

Como praticamente tudo, há uma chance de seu cão ter alergia a tomate. A anafilaxia é uma condição potencialmente fatal que pode ocasionalmente resultar de uma reação alérgica. Tosse, espirros, urticária, inchaço, dificuldade para respirar ou outros sintomas alérgicos são indicações de alerta. Não dê tomates ao seu cão e entre em contato com o seu veterinário.

Os tomates podem agravar certos distúrbios médicos em cães, como problemas gastrointestinais ou refluxo ácido. Para ter certeza de que seu cão pode comer novos alimentos com segurança, é essencial consultar seu veterinário antes de oferecê-los a ele.

Os tomates são um bom alimento para dar ao seu cachorro?

Se o seu veterinário disser que é seguro dar tomates ao seu cão, certifique-se de selecionar tomates vermelhos maduros que tiveram os caules, folhas e vinhas cortados.

Dê-os ao seu cão crus, sem adição de sal ou outros ingredientes que possam irritar o sistema digestivo. Verifique também a origem dos tomates para evitar pesticidas e herbicidas que possam contaminar seu cão.

Verifique o conteúdo de qualquer molho ou sopa que você dê ao seu cão para ter certeza de que nada prejudicial está incluído. Por segurança, é aconselhável limitar o consumo a tomates preparados na hora.