Animais de estimação que apoiam você emocionalmente e melhoram sua saúde são chamados de cães de terapia. Para ajudar você e outras pessoas, você pode ensinar seu cão a ser um cão de terapia.
Os cães usados para terapia residem em casas. Eles também podem visitar vários locais, como escolas, lares de idosos, hospitais, instalações de repouso ou de vida assistida e escolas. Eles foram educados para tolerar serem acariciados ou abraçados por estranhos e para serem gentis e amáveis. Quando as crianças puxam os pelos ou quando os adultos querem que os mais novos se sentem no colo, eles são compreensivos e imperturbáveis.
Um tipo de animal de terapia é o cão de terapia. Animais adicionais que podem fornecer apoio emocional incluem cavalos, lhamas, alpacas, gatos, coelhos e pássaros.
Cães de serviço e cães de terapia
Embora não sejam iguais aos cães de terapia, os cães de assistência são algo completamente diferente.
- Os cães de serviço são ensinados a desempenhar funções específicas para seus donos. Eles recebem treinamento exigente, sofisticado e orientado a objetivos, projetado especialmente para apoiar seus proprietários na adaptação à deficiência. Esses caninos estão autorizados a acompanhar seus donos em áreas públicas por leis estabelecidas pela Lei dos Americanos Portadores de Deficiência.
- Algumas pessoas referem-se aos cães de terapia como “cães de conforto”. Eles ajudam a saúde mental de alguém, dando-lhes conforto e atenção. Aqueles que lidam com problemas de saúde desafiadores podem obter benefícios terapêuticos de sua adorável disposição e amor inabalável. Por outro lado, qualquer pessoa pode apreciar um cão de terapia, ao contrário dos cães de assistência.
A ADA não protege cães de terapia, por vezes conhecidos como animais de apoio emocional. Portanto, eles não têm os mesmos direitos que os seus proprietários para se juntarem a eles em áreas públicas restritas, a menos que seja concedida autorização prévia. Para oferecer algum tratamento de conforto construtivo, o animal de terapia precisa ser recebido na propriedade.
Como os cães de terapia podem melhorar sua saúde
É comumente reconhecido que cães de terapia podem ajudar com uma variedade de problemas de saúde mental e psiquiátricos. A interação com cães de terapia e outros animais de companhia é benéfica para pacientes com diversos diagnósticos, incluindo depressão, transtorno bipolar, autismo, TDAH, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e doença de Alzheimer.
Os cães de terapia também podem ajudar com problemas de saúde física que podem ser a causa de dificuldades emocionais. Evidências empíricas indicam que indivíduos submetidos a terapia assistida por animais podem sentir redução da dor durante a convalescença após uma cirurgia desafiadora ou um acidente grave. De acordo com estudos, essas conexões podem diminuir o cortisol, o hormônio do estresse, e aumentar o hormônio que melhora o humor, a oxitocina.
Quais raças de cães se qualificam para serem cães de terapia?
Com um pouco de instrução, qualquer raça de cão amigável pode se tornar um cão de terapia. Raças maiores são frequentemente utilizadas como cães de terapia, incluindo Labradores, São Bernardos, poodles padrão e golden retrievers. Por outro lado, quando o paciente e o cão compartilham um espaço confinado, raças menores como Pomeranians e micro poodles fazem sentido.
Embora a raça possa ter alguma influência na natureza agradável do cão, a educação do cão e até mesmo o desenvolvimento do temperamento desempenham um papel importante. Os cães são avaliados e estudados quanto à forma como reagem a vários estímulos, incluindo agarramentos inesperados, ruídos altos ou confusos e até equipamentos como cadeiras de rodas ou bengalas, antes de serem aprovados como animais de terapia.
Obtendo seu próprio cão de terapia
Muitos diretórios da Internet estão disponíveis se você desejar informações adicionais sobre como encontrar um cão de terapia para ajudar você ou um ente querido. Para identificar pessoas e organizações em sua área, pesquise “cão de terapia” junto com o nome de sua cidade online.
Faça uma pesquisa na Internet por “treinamento de cães de terapia” junto com o nome de sua cidade para descobrir quais opções estão disponíveis se você estiver interessado em saber mais sobre como treinar seu cão para ser um cão de terapia ou visitar lares de idosos ou outros instalações com seu animal de estimação. Ou simplesmente entre em contato com a instituição de sua escolha por telefone ou e-mail para saber mais sobre a política de admissão.