Não há problema em dar aos cães pequenos pedaços de polpa de jaca ocasionalmente. A jaca verde é bastante popular como alternativa à carne devido à sua textura carnuda e sabor neutro. A jaca madura, por outro lado, tem gosto um pouco de abacaxi e banana.
As enormes árvores perenes que ocorrem no subcontinente indiano e em partes do Sudeste Asiático, África e Brasil têm frutos chamados jaca. A figueira, a amoreira e a fruta-pão pertencem à família Moraceae, que também inclui a jaqueira (Artocarpus heterophyllus). Essas frutas grandes são frequentemente usadas como componente de caril e sobremesas.
Três perigos da jaca para a saúde dos cães
Certifique-se de remover as sementes e cascas das jacas antes de dá-las ao seu cão, pois elas podem causar uma reação alérgica a uma ou mais partes da fruta. Pense nos seguintes perigos:
- Risco de asfixia: A casca áspera e espinhosa e as vagens das sementes podem induzir obstrução intestinal e representar risco de asfixia.
- Toxicidade: Os cães podem ser envenenados por substâncias encontradas nas sementes de jaca cruas. A fruta também secreta um material contendo látex que se assemelha à seiva. Certifique-se de que seu cão seja o único a receber a polpa da jaca.
- Problemas de estômago: Se o seu cão comer muita jaca, ele pode ficar agitado e sentir dores no abdômen.
Três vantagens da jaca para a saúde
A jaca rica em nutrientes tem o potencial de melhorar a saúde do seu cão das seguintes maneiras:
- Vitaminas e minerais: As vitaminas A, C, B6, B1 (tiamina), potássio e magnésio estão entre os micronutrientes benéficos encontrados na jaca. Esses nutrientes, além do conteúdo antioxidante da fruta, podem ajudar a pele, o sistema neurológico e o sistema imunológico do seu cão. Além disso, o potássio pode ajudar a reduzir a pressão arterial elevada.
- Rico em fibras: Rica em fibras, a jaca é um alimento que pode ajudar na saúde do coração, na regulação do açúcar no sangue e no trato digestivo do seu cão.
- Teor de água: A maior parte da polpa e polpa da jaca é água, o que é benéfico para a hidratação. O alto teor de água da fruta também facilita a absorção nutricional e um sistema digestivo saudável.
Cinco truques para dar jaca ao seu cachorro
Pense nos seguintes conselhos se você planeja dar jaca ao seu cachorro:
- Retire as sementes da jaca. Os compostos encontrados nas sementes de jaca podem irritar ou até envenenar seu cão. Além disso, as vagens das sementes são grandes o suficiente para representar risco de asfixia.
- Retire a pele. Para evitar obstrução intestinal, a casca áspera da jaca deve ser removida. Existe um látex não comestível entre as metades carnudas da fruta que pode ser perigoso para cães, principalmente aqueles com dermatite. Dê apenas a carne da jaca ao seu animal de estimação.
- Fatie a fruta. Corte a carne da jaca em pedaços minúsculos. Ao dar jaca ao seu cachorro pela primeira vez, preste muita atenção em como a fruta o afeta.
- Cozinhe ou asse as frutas. Para ajudar na digestão, você pode assar ou cozinhar a fruta no vapor; no entanto, não o prepare com sabores, óleos ou aditivos que possam ser perigosos para o seu cão.
- Evite jaca seca. Lascas de jaca e jaca seca frequentemente incluem sabores e aromas extras que podem ser prejudiciais ao seu cão. Como a fruta desidratada contém muito açúcar, ela não é tão boa para os níveis de açúcar no sangue do seu cão.
Prior To Sharing With Your Dog
Nunca é seguro adicionar alimentos humanos à dieta do seu animal de estimação sem primeiro consultar o seu veterinário, porque alguns alimentos humanos podem ter efeitos negativos nos cães. Este artigo não pretende substituir conselhos médicos ou dietéticos; em vez disso, pretende ser instrutivo e informativo.